Lyspedia!

Educação e Inclusão Digital.

Usuários Online

Nós temos 18 visitantes e 1 membro online

Busque na Lyspedia!


Você está aqui:

Página Principal Artes Arte Romana Resumo: Arte Romana
Resumo: Arte Romana E-mail
Avaliação do Usuário: / 181
PiorMelhor 

Período:

100 a.C. até 14 d.C.  

Arte:

Valorizavam a obra executada e não o artista que a criou.Nos romanos a arte tem caráter religioso e de propaganda dos feitos do imperador.Inventaram a argamassa.

Sociedade:

Os romanos são a civilização que prepara as idéias do cristianismo. Se os gregos criaram a polis, os romanos a implementaram. Tal afirmação deve-se a característica de ação e prática deste povo.Outro ponto forte dos Romanos foi a arquitetura, em função da qual pode-se observar claramente outra grande característica que foi a ênfase na relação função – ação, meio e fim.Todas as cidades romanas eram iguais na distribuição de seus prédios para que os soldados, ao chegarem a elas, pudessem se localizar e organizar imediatamente em caso de conflito.

 Escultura:

 Possuíam muitas virtudes cívicas, característica esta que é claramente observada nas esculturas votivas (voto, faziam a representação real dos futuros governantes) e eqüestres ( situações de batalhas, imperador montado em eu cavalo...).

Religiosidade:

Os romanos assumiram traços (deuses) da mitologia grega, sobre a numerosidade destes, lê-se em Sérgio Buarque de Holanda a seguinte observação feita pelo satírico Petrônio: de qualquer modo, conta nossa religião com tantos deuses que nos dão assistência, que é mais fácil poder encontrar-se, aqui, um deus que um homem.

Pintura: 

A pintura nos Romanos era utilizada como decoração de interiores nas residências, era feita em afrescos.

Arquitetura:

Principais exemplares da arquitetura romana:
 

Templos,
Termas (local onde os imperadores reuniam-se com hora e assunto político marcado para ser discutido durante o banho coletivo),
Basílicas,
Teatro – anfiteatro,
Coliseus (existiram vários e serviam à prática de esportes e batalhas),
Coluna compósita (mistura as três ordens de colunas grega em uma só), aquedutos,
Arcos do triunfo (registro dos feitos de um determinado imperador, feito em pedra, mármore ou tijolo, uso do arco romano),
Abóboda (teto com círculo completo, união de vários arcos romanos)
Panteon (templo jurídico, único),
Vias pavimentadas (para movimentações rápidas).

 
 
Joomla 1.5 Templates by Joomlashack