Lyspedia!

Educação e Inclusão Digital.

Usuários Online

Nós temos 8 visitantes online

Busque na Lyspedia!


Você está aqui:

Página Principal Artes Arte Medieval Resumo: Arte Românica
Resumo: Arte Românica E-mail
Avaliação do Usuário: / 212
PiorMelhor 
Escrito por Djeine Dalla Corte   

Período e localização:

1000 até 1100 d.C. não tem região definida, suas características são propagadas por toda a Europa – Itália, Alemanha, França, Portugal, Inglaterra.

Sociedade e economia:

Economicamente estrutura-se através de feiras locais. O regime é feudal o qual acompanhado de fé ardente torna o homem dilacerado entre as forças do bem e do mal e faz com que este crie construções fechadas, pesadas e escuras por medo do fim do mundo.
Há muitas igrejas com mosteiros ao lado onde o artista trabalhava em nome da religião.

Arte:

A Iluminura é o elemento principal da arte Românica. São características principais da arte Românica: representação de temas religiosos narrativos da bíblia, ênfase na relação figura - fundo tendo geométricos, fauna e flora como elementos compositivos, ritmo e simetria dos elementos, figuras esquemáticas visto que o principal a ser trabalhado era a temática e não a pesquisa anatômica como nos gregos, desproporção, os estilos diferem entre as regiões, uso do mármore colorido.

Escultura:

São características principais da escultura Românica: sofrem deformações para acompanhar a arquitetura sendo usadas inclusive para preencher espaço nela.

Pintura:

Afrescos para decoração, no lugar dos mosaicos Bizantinos, nas paredes e abóbadas. A pintura era utilizada também em peças de madeira grandes ou pequenas que poderiam servir como decoração para o altar, como um painel, ou em retábulos que poderiam ser levados até as pessoas mais facilmente para ensiná-las.

Arquitetura:

A arquitetura Românica tem como principais características: fachadas com frontão e rosácea (abertura circular que servia para iluminar e ventilar os templos, visto que estes eram construções muito fechadas), templos com abóbadas em forma de berço, cúpula e de aresta, monumentos com planta em forma de cruz latina, prolongando o transepto, posteriormente utilizando dois, para acomodar mais fiéis, as construções eram maciças, com aberturas pequenas, altas e em número reduzido, presença de torres laterais com campanário - observatório ( ver Pisa).

 
 
Joomla 1.5 Templates by Joomlashack